quinta-feira, 9 de agosto de 2007

"ÉS EMIGRANTE...ÉS EMIGRANTE"



A Emigração (saída de Portugueses para outros países) em Portugal começou a ganhar uma maior expressão na saudosa (apenas para alguns) década de 60 em que a ideologia dominante era a saudosa (para quase nenhuns apesar de ter vencido o irónico prémio de "Grande Português" no concurso da RTP com o mesmo nome) ideologia Salazarista. A maior parte da nossa emigração continental aconteceu para França, Luxemburgo e Suiça, e no caso das ilhas o destino preferido foram os E.U.A. e o Canadá. A busca por melhores condições de vida, e a fuga à Guerra e ao regime opressor obrigaram milhões de Portugueses a partir ainda jovens tendo que começar uma vida do zero sendo que nalguns casos viveram de perto a miséria e a exclusão social/xenofobia. Nos "países receptores" constituíram as suas famílias tentando sempre poupar "algum" para mandar de volta para os "seus" e para que um dia pudessem gozar os tempos de reforma no País de origem, sempre com o desejo de regressar para aqui morrer.

Em Agosto todo o nosso Portugal se enche por isso de Emigrantes e das suas famílias, as "Santas Terrinhas" estão em festa e os arraias sucedem-se, à mesa partilham-se afectos e línguas diferentes entre gerações distintas dos que são 100% (normalmente os avós que nasceram em Portugal), 50%(os pais que são Luso-descendentes e que nasceram no país receptor, ou saíram daqui ainda pequenos) ou até 10%(netos, que não falam, ou pouco falam a língua portuguesa, e que acompanham a família na vinda ao "ponto de partida") Portugueses, porque mesmo esses o são! E isto aplica-se mesmo quando trazem a bela da pulseira de ouro, a meinha branca da "raquetete", o buço que mais parece que só se consegue cortar com um corta relva, e o rabixo à cigano de que infelizmente já fui proprietário existindo provas documentais do mesmo! Em Fátima ("Capital Nacional da Religião Católica") acontece anualmente a chamada peregrinação dos Emigrantes, e foi nesse contexto que se sucedeu o encontro Familiar entra a "minha facção" Tuga e a "minha facção" Gaulesa. Desde tios, a primos, a primos em 2 grau (os "kaninas") esteve cá tudo! Como não me foi possível estar presente nessa reunião, algo que me encheu de tristeza, a sorte encarregou-se de me compensar, e dois dos meus primos e suas respectivas famílias decidiram vir fazer uma Tour por Lisboa tendo como guia o meu pai (RAMIRO SENIOR) bastante conhecedor daquela zona mais antiga e típica da cidade, mesmo sendo da aldeia. Quando me juntei às ostes, já a viagem ia no Miradouro de Santa Luzia depois de uma visita ao Castelo de S.Jorge, ponto fulcral de paragem para qualquer visitante seja ele Tuga ou não.

O caminho por mim seguido fez-me lembrar as célebres noites de Sto.António (O tão falsamente aclamado Santo Padroeiro de Lisboa, que para quem não sabe é na realidade S.Vicente) visto que foi ipsis-verbis (EH LÁ!!!!) o que costumo fazer. O próximo ponto de paragem foi a Sé de Lisboa, que finalmente tive o prazer de conhecer por dentro, não totalmente (infelizmente) visto que a parte tumular (dos túmulos.LOL) era "a pagantes". Mesmo assim consegui ouvir as duas PÉROLAS, dignas desse nome, do dia. A primeira sai de uma das "petites" da Fátima (Fatinha para o pessoal). Em Francês balbuciaram qualquer coisa como.....:

Fátima: - "Não façam barulho aqui...as pessoas estão a rezar!"
Petite: - "Mas eles estão a rezar porquê? Eles não sabem que Deus já morreu?"

E eu comento....não há nada melhor do que a inocência e a pureza/espontaniedade de uma criança!!!

A segunda foi por parte do meu progenitor que se saiu com esta....

RAMIRO SENIOR: - "Bem já deves estar cheio de dores nos olhos!!!"
RAMIRO: - "Porquê?"
RAMIRO SENIOR: - "É que ELAS não param de te tirar fotografias...TÁS EM GRANDE MEU!!!"

enfim....as gajas transeuntes tiram-me as medidas e eu nem me apercebo...LOL

Só me resta desejar que regressem a casa todos bem, porque apesar da pouca ligação/comunicação é sempre a nossa família, e fica sempre esta tristeza cá dentro quando os vemos partir. Esperemos que para o ano possam estar de volta apesar da promessa de para o ano que vem ser eu a ir a Lyon. Ai como eu compreendo quem num momento de aflição está longe dos seus e se sente impotente.....imagino se fosse comigo....

P.S. - Não discrimines os Imigrantes....não te esqueças que os Emigrantes do teu país são Imigrantes de outros países, e o que nós fazemos sofrer, também os nossos familiares podem ser alvo, como maus tratos ou trabalhos duros e menos prestigiantes numa vida de sacrifício para juntar mais alguns trocos e ter uma boa casa e um bom carro em Portugal à custa de trabalho digno!

P.S. II - Adoro aqueles Pseuso-emigrantes que se acham superiores por falarem outra língua que PENSAM QUE ninguém percebe dando origem aquela célebre situação do "Jean Pierre, vien ici...Jean Pierre vien ici...JOÃO PEDRO, ANDA CÁ FILHA DA PUTA QUE JÁ TE CHAMEI 3 VEZES!!!"

2 comentários:

Unknown disse...

Es pouco convencido es... LOOL O teu blog como sempre ta muito fixe pa... !

Parofeco disse...

epa.. e n é q o gajo ate tem alguma razao lol